segunda-feira, 28 de julho de 2014

Dono tem que chegar antes e sair depois

Sempre pensei que abrindo meu próprio negócio eu iria trabalhar menos e ganhar mais. Doce ilusão!

Esse pensamento mudou rapidamente e te digo que não fiquei decepcionado, pois agora eu faço esforço para mim mesmo. Pareço um pouco egoísta falando assim, mas no início não tem como uma empresa não ser a cara do dono, ter as mesmas filosofias, e objetivos muito próximos. Porém faço questão de deixar claro e ser de comum acordo com sonhos e objetivos de cada colaborar, cliente e fornecedor. E fazendo isso, com o tempo, percebi que vale a pena.

Percebi também que no começo, pelo menos nos primeiros 7 anos (já foram 4 de Agência SOS), para eu ter uma empresa de sucesso vou precisar chegar antes de todos e sair depois, pois sou eu quem faço a empresa andar. Meu tio, Paulo Ens, falou uma vez: "São as coisas que você faz a mais que os outros, que fazem você se diferenciar. Lá na frente vai perceber que esse tempo "perdido" valeu a pena".

Mesmo quando eu não queria fazer horas extras fui obrigado pelo mercado, pois não tive um investidor por trás e também não tinha dinheiro para contratar mais gente (Não estou me fazendo de coitado, tenho orgulho disso). E então percebi que a partir do momento que decidi ter a minha empresa deixei de ter apenas um chefe para ter vários. Quem pensa parecido é Julio Vasconcellos, do Peixe Urbano, que falou: “Sei que essa é a maior ilusão que existe, pois, à medida que a sua empresa começa a crescer e a dar certo, o empreendedor tem cada vez mais chefes. São os clientes, os parceiros, os investidores, os funcionários, os co-fundadores”.

Pra fechar esse assunto, deixo uma grande dica para quem quer chegar a hora que quiser e sair a hora que quiser sem peso na consciência e sem comprometer a empresa. Prepare-se desde o primeiro dia para fazer uma empresa que não dependa de você caso queira trabalhar de verdade apenas nos primeiros anos da empresa. Quanto mais demorar para fazer isso, por mais tempo vai trabalhar como um louco. E se a ideia é crescer, vai ter que fazer isso um dia, só que como tudo na vida... é questão de tempo, pular etapas só vai colocar sua empresa em risco.

Espero ter ajudado!

Pensamento Filosófico:
"Cada hora de tempo perdido na mocidade é uma possibilidade a menos nos sucessos do futuro." Napoleão Bonaparte

Nenhum comentário:

Postar um comentário