terça-feira, 17 de março de 2015

Grandes poderes requerem grandes responsabilidades

Ontem encontrei um texto motivacional que escrevi e li para o pessoal que trabalhava comigo, na minha agência de publicidade, em 2013. Nada descreve melhor esse discurso que a fala do Tio Ben para o Peter Parker (Homem-Aranha), "Grandes poderes requerem grandes responsabilidades".


--------------------------------------------------------------------------

George Bernard Shaw, foi um romancista, dramaturgo e jornalista fundador da London School of Economics. Um grande defensor dos trabalhadores, escreveu diversos folhetos e discursos além de que, viveu basicamente em função dessa causa que inclui direitos iguais entre homens e mulheres, pausar o abuso das classes trabalhadoras e promoção do estilo de vida saudável. Ganhou o Prêmio Nobel em 1925 e também um Oscar em 1938.

Estou falando dele aqui, porque alguns dos seus pensamentos são muito próximo ao meu e uma vez, ele disse:

“Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela.”

Com toda certeza, é uma frase de impacto e pesada. Mas, cai como uma luva na forma como trabalhamos na SOSComo todos sabem, não grito, não xingo, não cobro horários, as vezes sou meio chato porque todo chefe tem que ser, mas também não gosto da palavra chefe, que ao meu ver, é negativa.

E assim, podia estar matando, podia estar roubando, mas não. Estou aqui conversando com vocês e preocupado com uma coisa só:

Ser a família SOS!

Construir um lugar onde todos gostem de estar e todos gostem de todos. E é comum ouvirmos pessoas dizendo que amigos são a família que nós escolhemos, e é disso que eu estou falando aqui.

Legal Rafa, e o que a frase do Bernard Shaw tem haver com tudo isso?

RESPONSABILIDADE.

A SOS, vende comprometimento e transparência. E para que essa promessa possa ser cumprida, nossos colaboradores, que para mim são mais amigos e verdadeiros parceiros do que qualquer outra coisa, precisam entregar isso. Porém tudo isso depende exclusivamente de uma coisa só:

RESPONSABILIDADE.

Que como Shaw mesmo disse e eu repito...

“Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela.”

Vou mais longe. No dicionário responsabilidade significa:
Dever de arcar com o próprio comportamento ou com as ações de outrem.

Para mim, responsabilidade além de tudo isso também é o que difere homem de menino, mulher de menina, colaborador de funcionário e por ai vai.

E nesse momento todos devem estar se pensando, lá vem o Rafael com apenas 26 anos, dar uma de entendido, falar coisas para TENTAR nos fazer trabalhar mais. E é ai que está o erro. Estou aqui para contar o que fez com que eu pudesse montar minha própria agência, afinal, a mais ou menos 5 anos atrás eu estava sentado dentro de uma outra agência em uma função igual ou parecida com a de vocês.

Para que tudo que eu sempre sonhei acontecesse, precisei de algumas coisas:
     - Saber o que queria ou onde queria chegar
     - Ter RESPONSABILIDADE
     - Lutar por isso

A parte do lutar por isso é, com toda certeza, a mais difícil. Digo isso, porque faço isso a vida toda. Tenho meus momentos de desânimo, mas como eu sou o “chefe” não posso me dar ao luxo e tenho que me automotivar. E pior, ainda estou nessa etapa e vou continuar por um bom tempo, porque o que eu quero é o que vocês querem. Espero eu.

É natural termos altas e baixas na equipe, afinal, não são todos que querem coisas as quais a SOS pode oferecer.

Fato importante, que poucos sabem... é que não montei uma agência para ficar milionário e sim, para ter um ambiente de trabalho onde eu tivesse TESÃO em trabalhar e passar a maior parte do tempo. Como fiz isso com pensamento de um colaborador e não de um "chefe", a tendência é que todos tenham a oportunidade de compartilharem esse sentimento. Mas como eu sempre digo:

"Tudo na vida é questão de tempo e investimento"

e como o Silvio Santos diz:


“Dinheiro é troféu”

E quem ganha troféu é quem soma. Para somar, temos que antes de mais nada, ter responsabilidade.

A responsabilidade é importante não só para o trabalho, mas para tudo na vida, afinal, quem não quer poder confiar nas pessoas? Quem não quer ter aquele amigo ponta firme, com quem você pode sempre contar? Tem coisa melhor que alguém dizer para você, "deixa pra mim e dorme tranquilo ai", sabendo que ele fará aquilo, afinal, chamou a responsabilidade para ele?

E tenho certeza que cada um aqui tem capacidade e potencial suficiente para o mesmo, até porque se não tivessem, não estariam aqui trabalhando e ouvindo isso.

E para parar de encher, finalizo com umas perguntas que devem-se fazer para vocês mesmo, responder para vocês mesmos e FAZER ACONTECER, porque só depende de você!

- Como as pessoas veem você?
- Você é responsável?
- As pessoas podem contar com você?
- O que você pode mudar?

-----------------------------------------

Espero de verdade que tenham gostado. Quem quiser me mandar perguntas ou sugestões de posts estou 100% aberto, e se puder vou responder com um post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário