domingo, 14 de dezembro de 2014

Faça sua empresa não depender de você

Hoje vou começar ao contrário do padrão e colocar primeiro uma frase (o famoso pensamento filosófico) que encontrei no livro "100 Maneiras de Motivar as Pessoas", e que eu indico para qualquer empresário ou gestor que sonha em ser um líder e não um chefe.

*Chefe, as pessoas respeitam pela hierarquia e líder, é o cara que as pessoas seguem simplesmente porque acreditam ou admiram certa postura ou pensamento. Mas isso é um tema para outro post.

Pensamento Filosófico:
Não diga aos outros como fazer as coisas, mas o que fazer, e deixe que o surpreendam com o resultado.” George S. Patton


Quando comecei com a Agência SOS em 2009/2010 fechei com o André Macias para fazer o site da empresa dele, que me falou uma coisa a qual ficou marcada na minha cabeça e desde então todas as decisões que tomei foram com base nessa dica que ele me deu:

"Monte uma empresa que não dependa de você."

E até pouco tempo atrás eu achava que estava fazendo isso, mas sempre chamava a responsabilidade, na preocupação de achar que ninguém faria igual ou melhor que eu, afinal eu era da produção, tinha estudado muito, adquirido uma enorme experiência e acabava fazendo de tudo um pouco dentro da empresa, o que fazia com que ela dependesse 100% de mim. E isso além de ruim, não era o que eu queria e ia contra o que o André tinha me dito.

Meus colaboradores, por melhores que eles fossem, não sentiam autonomia para tomar decisões importantes sozinhos, com medo de falhar ou de tomar uma bronca. E o pior, a empresa sugava minha vida, meus pensamentos e inclusive muitas noites com preocupações desnecessárias. Acabava deixando família, namorada e até minha saúde de lado. E já tinha mais de 4 anos de empresa e nunca tinha tirado nem 10 dias de férias.

Mas em outubro desse ano eu casei e precisei começar a me preparar para a viagem de lua de mel. Afinal eram 30 dias longe da empresa e não poderia deixar ela parar por não estar aqui. Então fui trocar ideia com algumas pessoas para buscar dicas e conhecimentos em alguns livros e decidi duas coisas extremamente importantes:

  1. Se estruturar para depois crescer
  2. Delegar e deixar as pessoas tomarem decisões sozinhas, sem que tudo precise passar por mim.

Hoje vou falar só do item 2. Que é de longe o mais tenso, afinal precisava deixar os colaboradores fazerem do jeito deles e tomarem algumas decisões por mim, mas antes eu tive que criar alguns padrões, definir processos, montar a filosofia da empresa e mostrar para todos qual era o planejamento da SOS (objetivos e metas) e qual era a função de cada um ali dentro. E somente com essas coisas eles poderiam realmente tomar qualquer decisão, sem mudar os rumos que eu tinha escolhido para SOS.

E sabe o que foi o mais incrível?
Como me preparei e coloquei dentro da minha cabeça que ninguém é igual ao outro, que ninguém é insubstituível (nem mesmo eu), que "todo mundo é melhor que eu em alguma coisa e essa coisa eu vou aprender com ela" (Roosevelt) e que ali na Família SOS todos queriam chegar no mesmo lugar. DEU TUDO CERTO, o pessoal do financeiro, do comercial e da produção cada um fez a sua parte.

Resumindo:

  1. Crie filosofias, detalhe processos e funções.
  2. DELEGUE dizendo O QUE você precisa e PORQUE precisa.
  3. Não queira achar alguém para te substituir, mas sim várias pessoas que sejam melhor que você em alguma das áreas da empresa e deixe que ela tomem as decisões.
  4. Fique a disposição apenas para quando elas realmente tiverem dificuldades e então procurarem você.
  5. Entenda que ninguém deve fazer como você, cada pessoa tem a sua maneira de fazer as coisas e que não existe apenas um caminho para levar para o mesmo lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário