quarta-feira, 30 de julho de 2014

Escreva seus objetivos e mensure os

Sempre quis muitas coisas, mas nunca tinha as escritos em um papel. Há aproximadamente 5 anos comecei a fazer isto toda virada de ano, junto com a minha noiva Rafaela Darela, cada um fazia o seu pessoal e fazíamos um juntos, então quando montei a Agência SOS fiz para ela também.

Me parecia algo chato, totalmente desnecessário, afinal de contas eu sabia muito bem o que eu queria, mas quando passei para o papel vi que tudo ficou muito mais claro e passou a virar uma meta. Comecei a encarar como um desafio e não queria falhar comigo mesmo, pois no próximo ano eu precisaria rever aquele os objetivos e refazê-los. E assim, se você não faz as coisas para você mesmo, vai fazer para quem?

Como gosto muito de medir as coisas para mudar o que for preciso antes da coisa ficar feia, passei a mensurar meus objetivos, revejo eles várias vezes ao ano e anoto o que foi feito, o que não foi feito e porque. Com frequência me surpreendo com meus resultados, mas como ninguém é perfeito, quando ando fora da linha, ainda é tempo de voltar para os trilhos e atingir os objetivos daquele ano.

Isso tudo, além de me deixar orgulhoso de mim mesmo, me faz crescer mais e mais a cada vez que releio meus objetivos, que anoto no bloco de notas do iPhone, e principalmente a cada ano que os reescrevo, pois consigo ver que mesmo em um ano ruim, eu consegui fazer mais coisas boas do que ruins ou sem importância.

Tem vezes que dá até uma vontade de ler parar as pessoas, publicar no Facebook, fazer uma capa de jornal e até mesmo contar ao vivo no Jornal Nacional.

Dica: Para a empresa, mais importante que ter os objetivos claros e escritos, é preciso compartilhar com todos os colaboradores e re-compartilhar pelo menos 3 vezes no ano, porque por mais que cada um ande pela sua estrada, seja de carro, bike ou a pé e que seja de barro, pedra ou asfalto, no final todo mundo chega no mesmo lugar e todos ganham. Sempre que possível faça uma festa com o pessoal para comemorar os objetivos alcançados.

Resumindo: É simples, se não souber onde quer chegar nunca vai chegar.

Espero ter ajudado!

Pensamento filosófico:
“Enquanto o homem não souber para que ponto quer ir, nenhum vento será vento certo.” Sêneca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário