segunda-feira, 12 de maio de 2014

Nada é mais caro que não fazer pesquisa

Acerte em cheio fazendo pesquisa de mercado
Comecei a maioria dos meus negócios com ZERO reais no bolso e investindo de 25% a 75% do meu tempo e conhecimento. Não digo 100% porque além de dormir, sempre tive que trabalhar para me manter.

E por isso sei o quão caro pode parecer uma pesquisa para quem está começando, mas existem inúmeras alternativas. Uma delas é a que mais recomendo, um tal de Google (vocês devem conhecer). Começando por ele já é um bom caminho.

Existem também algumas outras formas:
-       Se for um comércio com porta para rua, senta lá na frente em horários diferentes e fica contando quantas pessoas passam e quantas delas são potenciais clientes, aproveita e observa ou conversa com quem passa por ali para analisar se o ponto tem uma boa visibilidade;
-       Existe um negócio chamado lista telefônica;
-       Cliente oculto: Entra na concorrência, observa o movimento, o comportamento dos clientes, pede orçamento, compra, reclama;
-       Procura nas redes sociais o que os clientes falam de produtos/serviços como o seu ou no caso de produtos inovadores busque por comentários de necessidade das pessoas;
-       Também no Google existe o Drive, onde você pode criar formulários de pesquisa gratuito e compartilhar o link;
-       Para projetos inovadores uma coisa sensacional é criar a versão mais básica possível e grátis (também se possível) para ver qual o nível de interesse das pessoas nisso;
-       Se for um produto, use ele, lave, de para conhecidos provarem e assegure-se o máximo possível da eficiência do mesmo;
-       Conversar com pessoas do meio;
-       Não vem mais nada. Porém os comentários estão livres para quem quiser dar outras alternativas;

Por mais inovador e revolucionário que o seu negócio seja, sempre tem algumas empresas com as quais você pode aprender algo.

Perguntar para os amigos ajuda? CLARO, desde que ele seja um potencial cliente.

Agora, é óbvio, que se tiver entre 2 e 10 mil (ou até mais) para investir em pesquisa, vale a pena. Dessa forma o resultado será bem mais confiável, porém mesmo assim não anula a necessidade de algumas das sugestões feitas a cima.

Fazendo pesquisa de mercado antes de começar o seu negócio, pode ter certeza que irá também economizar em outros pontos como:
-       Evitar de fazer um alto investimento (seja de tempo ou dinheiro) para a empresa não dar certo;
-       Encurtar processos;
-       Criar algo que não resolva realmente os problemas das pessoas;
-       Contratar pessoas de mais ou de menos;
-       Escolher um ponto ruim;
-       Trabalhar durante muito tempo em um projeto que não de certo;
-       O negócio não ser tão rentável quanto parecia inicialmente;
-       Facilidade/Dificuldade real de venda;

ATENÇÃO: Pesquisas não servem apenas para quem está iniciando, ela é essencial para quem já tem empresa e deseja crescer ou continuar existindo, pois nunca sabemos o que o cliente ou colaborador realmente pensa.

É completamente normal as pessoas se perguntarem ou até mesmo nem fazerem pesquisas com os colaboradores (que a maioria prefere chamar de funcionários) e é ai que começam os enganos, pois é ele que faz a empresa girar e que em vários casos tem contato direto com o cliente. Se ele estiver feliz, trabalha mais, se ele não compra o produto, ele também não vende, ele pode ouvir coisas que você não ouve e por consequência ter ótimas sugestões e como é ele que executa os processos, ele pode ter soluções ou até mesmo reclamações que podem fazer toda diferença.

Espero ter ajudado!

Pensamento Filosófico:
"Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo." Martin Luther King

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